fbpx

ENQUADRAMENTO

Empresa certificada
ISO 9001:2015

6 edifícios

Equipa de limpeza mista

RESULTADOS FINAIS

4,31%

Redução de despesa geral

28,70%

Redução de gastos em
higiene e limpeza

28,81%

Aumento de lucro

NECESSIDADES DO CLIENTE

Melhorar a eficiência do departamento de limpeza

Reduzir a despesa com produtos de limpeza

PROBLEMAS IDENTIFICADOS

Planos desatualizados

Os planos de higienização estavam desatualizados face aos produtos atualmente utilizados e metodologias praticadas.

Falta de etapas do processo "Limpeza"

Não estavam definidos meios de monitorização nem ações corretivas.

Rotinas de limpeza desajustadas

Não havia um mapa de trabalho semanal para a colaboradora afeta à limpeza.

O QUE FIZEMOS EM 3 MESES

PRODUTOS

Novos produtos

Foi alterado o fornecedor de produtos, tendo em conta o preço, a rentabilidade e a maior uniformização dos produtos.

Planos atualizados

Foram implementados novos planos de higienização nas 25 zonas do edifício principal.
Ressalta a maior uniformização de produtos, a par da utilização do sistema de limpeza codificada por cores.

Código de cores

Passou a ser utilizado o sistema de limpeza codificada por cores.

PROCESSOS

Instruções de trabalho

Foram criadas fichas de instrução de trabalho para determinadas operações de limpeza específicas - caso das casas de banho, berçários e refeitório.

Monitorização e auditoria

Foram definidas checklists de verificação e monitorização, bem como agendadas auditorias internas regulares.

Manual da Qualidade atualizado

Foi revisto o processo de infra-estruturas, do qual a limpeza faz parte, ajustando toda a documentação associada e criada a codificação dos novos documentos.

PESSOAS

Funções e responsabilidades

À responsável de limpeza foram atribuídas funções e responsabilidades mais claras, tendo ao dispor documentação de apoio à realização das tarefas.

Revisão de rotinas

A frequência das operações foi ajustada às necessidades identificadas Foi elaborado um calendário de rotinas de limpeza, sendo que a responsável exclusiva de limpeza tem agora atribuídos horários para cada uma das tarefas a realizar.

Treinamento

Foram agendadas formações regulares para as equipas de limpeza.

PLANEAMENTO

Plano de Operações

A frequência das operações foi ajustada às necessidades identificadas. Foi elaborado um calendário de rotinas de limpeza, sendo que a responsável exclusiva de limpeza tem agora atribuídos horários para cada uma das tarefas a realizar.

Ferramentas de Gestão

Foi criado um Plano de Custos, que permite orçamentar a despesa com higiene e limpeza e monitorizar os gastos mensais nesta rubrica.

Falando em gestão de processos de higiene e limpeza, existem 4 pontos que precisam de estar completamente alinhados. Só dessa forma é possível ter um sistema de higiene profissional eficiente e que garanta resultados.

Para se criar o sistema de gestão operacional de limpeza em causa são necessários seguir os 4 passos seguintes:

 

 

Passo 1

Concentrares-te nas 2 principais ações de um gestor:

  1. Liderar pessoas
  2. Gerir processos

 

Passo 2

Saber 2 métricas:

  1. Consumos médios mensais com produtos
  2. Tempos médios de limpeza de cada área

 

Passo 3

Criar o sistema:

  1. Produtos adequados
  2. Processos estruturados
  3. Pessoas capacitadas
  4. Planeamento operacional

 

Passo 4

Alinhar o fluxo:

  1. Equipa
  2. Objetivos do negócio
  3. Plano tático
  4. Sistema

Existem 2 formas de aplicar este sistema:


MANEIRA MAIS DIFÍCIL

Criar o sistema de gestão operacional de limpeza na empresa por tentativa e erro e pode ser que tenhas muita sorte e daqui a 1 ano esteja a funcionar. 


MANEIRA INTELIGENTE

Pedir o sistema a quem o tem e obter os resultados de forma mais rápida, segura e eficiente.


Clica no botão abaixo para saberes como aumentar o lucro do teu negócio a partir da limpeza.

 

Alguma Dúvida ou Questão Adicional?

Para esclarecer qualquer questão ou dúvida adicional, fale conosco no WhatsApp pelo n.º (+351) 933 090 747.
Se preferir envie um email para carla@carlalima.pt, ao qual responderemos assim que possível!

Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpretada como uma garantia de resultados.