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COMO DEIXAR DE TER A CONCORRÊNCIA COMO UM PROBLEMA

Se houve uma coisa que me tocou na pele e me serviu como um grande aprendizado, foi que “quem fala para toda a gente, não fala para ninguém”!

 

Quanto mais única for a minha proposta de valor, mais possibilidade de sanar a necessidade específica do meu cliente-tipo eu tenho. E isso dar-me-á uma posição de autoridade naquele nicho, logo mais negócios fechados com menos esforço, garantidamente.

 

“Ah, Carla, mas eu não tenho uma proposta única de valor! Eu faço serviços de limpeza, ponto!”

 

Será que não tens mesmo? Inconscientemente, essa proposta diferenciada da tua empresa já existe. 

 

Então vejamos aqui:

Por norma, uma empresa tem um modelo de negócio, que é estruturado no Business Model Canvas.

Deste modelo, vamos focar-nos em 2 blocos: segmento de clientes e proposta de valor.

Estes 2 blocos compõem o VALUE PROPOSITION CANVAS.

 

O cliente

  • Tarefas do cliente

    • Lista as tarefas que o teu cliente-tipo realiza, que necessidades quer satisfazer ou que problemas quer resolver.

  • Dores

    • Descreve qualquer coisa que aborreça o teu cliente, antes, durante ou depois de realizar a tarefa para resolver o problema, relativo a custos financeiros, emoções negativas ou riscos. 

  • Ganhos

    • Identifica os benefícios que o teu cliente espera, deseja ou pelo qual seria surpreendido (utilidades funcionais, ganhos sociais, emoções positivas ou economias).

Proposta de valor

  • Produto & Serviços

    • Lista os serviços e/ou produtos que entregas ao teu cliente, identifica quais as tarefas que ajudas o cliente a resolver.

  • Aliviador de dores

    • Descreve quais as dores do teu cliente que estás a aliviar com o fornecimento do teu serviço ou produto.

  • Criadores de ganho

    • Descreve como a tua oferta cria ganhos para o teu cliente.

 

Desta forma, conseguirás ter um panorama de como a tua proposta de valor irá impactar o teu cliente.

 

Isto vai permitir-te criar uma comunicação específica para esse nicho de clientes, fazer publicidade mais direcionada, melhorar a tua oferta de serviços e fazer uma gestão muito mais eficiente.

 

Alguma Dúvida ou Questão Adicional?

Para esclarecer qualquer questão ou dúvida adicional, fale conosco no WhatsApp pelo n.º (+351) 933 090 747.
Se preferir envie um email para carla@carlalima.pt, ao qual responderemos assim que possível!

Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpretada como uma garantia de resultados.